top of page
Search
  • Psicólogo Marcelo Garcia de Souza

PSICÓLOGO, PSIQUIATRA OU PSICANALISTA... QUAL A DIFERENÇA?

Updated: Dec 3, 2020




Psicólogo, Psiquiatra ou Psicanalista... Qual a diferença?


Você já teve esta dúvida? Aliás, qual a diferença entre esses profissionais?


Vamos lá. A diferenciação mais evidente é, Psicólogo é o profissional formado em psicologia e o Psiquiatra é o profissional formado em medicina! E o psicanalista? Aguarde um pouquinho....


Abordaremos mais profundamente "O que é Psicologia" em uma próxima postagem. Por enquanto, fiquemos com a definição de que existe uma ciência chamada Psicologia, e que o psicólogo é formado por esta ciência. Parece óbvio, não é mesmo? Mas a psicologia vai além da parte de saúde (como é mais conhecida). No campo profissional no qual a Psicologia se aplica, existem grandes divisões, por exemplo: Área da saúde, área organizacional (empresas) e área da educação, dentre outras. E dentro de cada uma dessas áreas existem muito mais subdivisões. O que vale ressaltar é que cabe somente ao psicólogo a realização de avaliação psicológica, seja ela por meio de testes, entrevistas ou outros métodos pertinentes.


O psiquiatra, é o profissional da medicina responsável pela saúde mental, atuando nos moldes das ciências médicas. O psiquiatra, por ser médico, é o único dentre esses profissionais que pode se valer da medicação para o tratamento de doenças mentais.


O psicanalista é o profissional que tem formação na abordagem psicanalítica. Ou seja, a psicanálise é uma abordagem teórica, que também foi aplicada como profissão. Qualquer pessoa com nível de formação superior, que realizou a formação em uma escola de psicanálise, escola esta reconhecida por órgãos reguladores, pode ter formação em psicanálise (seja o profissional com formação superior proveniente de qualquer graduação , como engenheiro, economista, biólogo, etc...).


Complementando, a psicanálise, surgiu com Freud, que era médico neurologista na Áustria, em meados do final do século XIX, inicio do seculo XX (teve uma de suas principais obras publicada em 1900 "A interpretação dos Sonhos"), e por ser uma abordagem em humanas, também foi incorporada à psicologia. E como a psicanálise é uma abordagem que cuida da saúde mental, os psicólogos e psiquiatras já possuem aval para atuar com a psicanálise, caso assim desejarem.


Por isso a confusão! três áreas que se interpenetram, cada uma com sua peculiaridade e foco!


Eu, Psicólogo Clínico, tenho uma grande admiração pela psicanálise, e inclusive tive na psicanálise o "start" para chegar ao estudo de outras abordagens afins, inclusive à qual eu me especializei, Psicologia Analítica, criada por Carl Gustav Jung.

Jung, de início, foi um grande contribuidor com Freud para a psicanálise, e depois, foi realizando estudos e práticas que levaram a outras nuances, com a criação da psicologia complexa(um outro termo para a psicologia analítica, ou psicologia Junguiana). Mas isso é um assunto extenso para um próximo post!


Caso tenha alguma consideração, por favor, não hesite em deixar abaixo nos comentários!


Até a próxima


Marcelo Garcia de Souza, 04.10.2019


32 views0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page